Home / Missões

Missões

Religião não define caráter.

Publicado em 15 de novembro de 2015

Há cerca de dois anos, a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) realizou uma campanha de promoção do ateísmo, utilizando-se de outdoors espalhados na capital gaúcha. Um desses outdoors exibia as fotos de Charles Chaplin, que era ateu, e Adolf Hitler, que acreditava em Deus, com os dizeres “religião não define caráter”.

Quanto à mensagem do outdoor citado, posso afirmar que ela possui certa concordância com que Paulo já havia dito, em sua carta aos Romanos, há quase 2.000 anos . Ele adverte os religiosos judeus ao dizer: “Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus… Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?” (Rm. 2:17-23). Já quanto aos não-judeus, Paulo diz o seguinte: “quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os” (Rm. 2:14,15).

O que Paulo está dizendo é que a adesão intelectual à alguma concepção religiosa não traz mudança alguma. Meras regras de comportamento não mudam o coração. Paulo chega a dizer que regras como “não toque”, “não use” ou “não manuseie”, não tem poder algum sobre os impulsos humanos (Cl. 2:21-23). Já quanto à mera crença em Deus, Tiago nos diz: “Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!” (Tg. 2:19).

Até o momento, como vemos, não há diferença entre o ensino de Paulo e de Tiago e o outdoor da campanha ateísta aqui citada. Mas, o que o Evangelho apresenta de diferente? O que a mensagem de Cristo tem para se apresentar capaz de mudar o caráter de indivíduos?

O Evangelho traz consigo uma experiência que o mundo não consegue compreender: o novo nascimento. Paulo nos diz que “em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura” (Gl. 6:15). E João nos ensina: “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus” (I Jo. 3:9).

É a partir da experiência do novo nascimento que tudo muda na vida de quem recebe o Evangelho de Jesus. Se queremos ver pessoas com caráter transformado, semelhante ao de Cristo, nossa mensagem deve ser permeada, não com meros conceitos ou regras humanas, mas com a Palavra capaz de produzir o milagre do novo nascimento. Afinal, como disse o próprio Senhor: “É necessário que vocês nasçam de novo” (Jo. 3:7).

Em Cristo,

Anderson Paz



mais Missões

Um cristão forte e ousado

"Deus nunca se atrasa para responder nossas orações"

Carta de um iraniano fala sobre transformação de vida

"Eu finalmente encontrei a paz que tanto buscava"

Cristãos são perseguidos pelo Boko Haram e ficam deslocados

Desde 2009, mais de 1.600 igrejas foram destruídas

Uma viúva que se tornou um exemplo de superação

Cinco anos após a morte do marido, Pauline hoje orienta um grupo de viúvas cristãs. Ela acredita que Deus escolheu usá-la dessa forma.

Depois de uma grande perda, a vida de uma mulher cristã se transformou

"As pessoas que oraram por mim foram instrumentos de Deus em minha vida"

A triste rotina das mulheres cristãs que estão encarceradas no Paquistão

"Quem pode imaginar quais são os efeitos desse tipo de prisão na alma de alguém?"

Líderes religiosos continuam lutando pela paz

"Todo acordo tem seu preço e nós pedimos aos líderes que continuem negociando"

Deus também dos pequenos

Neste Dia das Crianças, veja o cuidado que crianças colombianas têm recebido

Mulheres indianas pagam um alto preço para servir a Cristo

“Agora que eu tenho a Jesus, me considero uma mulher forte”

#Shockwave2015: "Deus é o nosso pastor, no vale da sombra da morte"

Na semana do Shockwave, confira uma carta de um cristão perseguido no país mais fechado do mundo para o evangelho

 



videos

Plantadores de Sementes

Igreja Batista Nova Peniel


Matando o Velho Homem

Que ELE cresça e a diminua!


outros videos