Home / Semeando no Divã

Semeando no Divã

Autoestima você tem ?

Enviado por Jaqueline em 28 de junho de 2015

Um dos grandes problemas das pessoas na atualidade diz respeito à autoestima, pessoas não acreditam que são amadas ou merecedoras de amor. Esse problema leva a outros, pessoas que não acreditam que são merecedoras de amor, vivem buscando aprovação e amor de fora, de pessoas que as cercam, muitas vezes para isso, fazendo tudo que as pessoas querem ou que elas acham que querem, sendo as “boazinhas”, aquelas que ajudam a todos ou fazem tudo por todo mundo. Na maioria das vezes, depois, se sentem usadas, rejeitadas, abusadas porque ninguém lhes deu o reconhecimento que ela esperava. Por que será que elas se sentem assim?
Vamos começar observando como Jesus nos ensinou a amar, em Mateus 22.37-39, diz o seguinte: “... Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: “ame o seu próximo como a si mesmo”.
Pois bem, vamos pensar no seguinte, como podemos amar de maneira correta ao próximo, se não conseguimos nos amar? Jesus amava a Deus acima de todas as coisas, sabia quem era ele e quem era Deus, para o que veio, como se portar em todas as situações de maneira que ao ser observado, nenhum deslize se via no seu proceder, nem incoerência com a sua fala. E o mais importante, Jesus se amava, exatamente porque sabia quem era em sua essência, não necessitava de demonstração de amor externo para se suprir e ter autoestima. Pelo contrário, muitas vezes ele falava e era rejeitado, era testado por seus inimigos invejosos, quantas vezes lemos alguém lhe perguntado o que era preciso fazer para segui-lo e, quando ele respondia, a pessoa lhe virava as costas tristes, porque para tal passo, perderia muito... E nem por isso, vemos Jesus, chateado ou esbravejando, como nós fazemos nos dias de hoje. Sim, nós não somos Jesus, mas precisamos aprender com o exemplo que ele nos deixou. Jesus não corria atrás de quem não queria lhe ouvir, de quem escolhia ir por outro caminho, de quem não queria o seguir, ele respeitava a escolha da pessoa. Portanto, se você está insistindo com alguém que já lhe disse não, seja em que aspecto e que área da vida for, é você quem está buscando a rejeição, o ser maltratado e desprezado, por não respeitar o não que você ouviu. Jesus respeita o livre arbítrio, nós também devemos respeitar.
Muitas pessoas têm horror de ficarem sozinhas, irem a um cinema ou escolherem fazer algo só. Você deve ser a pessoa mais importante para você mesmo e, acredite, quanto melhor você for para você, melhor ainda você será nas relações interpessoais. Sua companhia deve ser agradável para si. Precisamos nos amar, nos respeitar, nos conhecer, nos admirarmos com nossos talentos e habilidades, precisamos ser os primeiros a valorizar o que somos e o que fazemos, antes de qualquer pessoa. Assim, você se suprirá de aceitação e estima, e quando alguém vier lhe falar algo diferente de quem você é, você não ficará abatido, pois você sabe quem é, que valores têm, quais suas qualidades e talentos, sabe para onde ir e de onde é, suas atitudes mostrarão quem tem razão. Quando alguém reconhecer o seu valor ou o que você fez de bom, será muito agradável, mas não será a migalha de quem não se valoriza, pois você já terá se suprido reconhecendo o que fez, e o reconhecimento externo virá como uma gostosa sobremesa, após uma farta alimentação, que você se deu ao se reconhecer. E o mais importante, você estará sendo uma referência para outros que não aprenderam a se amar.

Jaqueline Bobok



Outros Artigos

O Homem e suas Justificativas

Aprenda a se conhecer, valorize quem você é, aceite seu potencial e suas falhas, para que assim, você possa escolher fazer algo para melhorar, onde te incomoda e ser excelente, onde você já é bom.

Você quer mudar?

Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tg 1:14,15

Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Amós 3:3

Conhecendo a Verdade

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

Autoestima você tem ?

Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ame o seu próximo como a si mesmo

Mais uma Semeadora!

Queridos é com muita alegria que apresento minha amiga Jaqueline Bobok que a partir de hoje assume a coluna Semeando no Divã quinzenalmente. Querida seja bem vinda a família Plantadores !

Ser humano - Esta maravilhosa invenção

“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2,7).

Alma - A última fronteira

Um sábio chinês chamado Lao-Tsé disse: “Uma longa viagem começa com um único passo”; palavras carregadas de inteligentes para um mundo que não anda, mas corre...

Nova coluna Semeando no Divã

Olá querido(a) Com satisfação, te apresento nosso mais novo colunista. Benigno vai assinar a coluna Semeando no Divã, com artigos voltados para a saúde da alma.