Home / Semeando no Divã

Semeando no Divã

Conhecendo a Verdade

Enviado por Jaqueline em 12 de julho de 2015

Conhecer: 1. Ter ou chegar a ter conhecimento, ideia, noção ou informação de: 2. Discernir, distinguir, reconhecer: 3. Ter ideia justa da própria capacidade: 4. Tomar conhecimento: 5. Admitir: 6. Saber perfeitamente quem é, com suas qualidades e defeitos.  Libertar:1. Dar liberdade a, restituir à liberdade: 2. Pôr-se em liberdade, tornar-se livre.

Fui convidada pelo meu amigo Marcelo Carmo a escrever para a coluna Semeando no Divã. Obviamente, fiquei lisonjeada com o convite e também feliz, pois sempre pensei em trabalhar preventivamente com a psicologia e principalmente com os meus irmãos de fé. Cada vez que estudo a psicologia, mais eu vejo que Deus quer nossa alma, psique, emoções, tratadas e se preocupava em nos deixar caminhos para que fizéssemos isso no decorrer de nossas vidas.
Vou começar colocando aqui o versículo de Jo 8.32: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
Durante muito tempo acreditei que esse verso se referia ao conhecimento da Bíblia, e muitas pessoas a conhecem de capa a capa, recitam versículos de cor, mas suas atitudes estão longe da liberdade citada. Então, o que será que Deus quis nos deixar? Primeiramente, fui ao dicionário Michaelis para buscar o significado das palavras conhecer e libertar. Conhecer: 1. Ter ou chegar a ter conhecimento, ideia, noção ou informação de: 2. Discernir, distinguir, reconhecer: 3. Ter ideia justa da própria capacidade: 4. Tomar conhecimento: 5. Admitir: 6. Saber perfeitamente quem é, com suas qualidades e defeitos. Libertar:1. Dar liberdade a, restituir à liberdade: 2. Pôr-se em liberdade, tornar-se livre.
Gostei dos significados da primeira que mostram que conhecer é ter conhecimento, informação, reconhecer, admitir e a última, que para mim foi a predileta, saber perfeitamente quem é, com suas qualidades e defeitos. Então vamos parafrasear, se eu tiver conhecimento, admitir, reconhecer, discernir, tiver ideia da própria capacidade, saber perfeitamente quem sou, com minhas qualidades e defeitos, esse conhecimento, pode me restituir a liberdade, me dar liberdade, tornar-me livre. Reparem que durante o capítulo 8 inteiro Jesus vem falando de quem ele era, de onde veio e para que veio, total conhecimento de si. No verso anterior Ele diz: “Então, disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos.”” Jo 8.31 e continua no que destacamos. Ou seja, para sermos discípulos de Jesus, seguidores, precisamos persistir em seus ensinamentos e aí, conheceremos a nossa verdade (nos reconheceremos, admitiremos quem somos, nossa capacidade, qualidades e defeitos) e, isso nos libertará. Pois só quando nos reconhecemos plenamente, como somos é que podemos nos desnudar diante de Deus, permitimos fazer ou não a obra que precisamos.
Darmos de cara conosco mesmo, muitas vezes é difícil, pois não temos só coisas boas. Temos defeitos, falhas, que muitas vezes não admitimos para nós mesmos. Somente mediante o reconhecimento, poderemos buscar o aperfeiçoamento em nossas vidas. Tanto em nosso caráter, quanto em nossas emoções e sentimentos. Precisamos dar de cara com a gente mesmo, como num espelho, porém um espelho que nos reflita em nossa totalidade, com defeitos e falhas, capacidades e qualidades, para que possamos escolher se queremos ser, seguidores ou discípulos, mostrando em nossas vidas: profissional, pessoal, no lazer, qual é o sentido e o propósito da nossa vida, aqui na terra e possamos ser reconhecidos como pessoas que se conhecem, sabem quem são e seu proceder é coerente com o que acredita e fala, sem vergonha ou máscaras. Vamos nos libertar!


Jaqueline Bobok



Outros Artigos

O Homem e suas Justificativas

Aprenda a se conhecer, valorize quem você é, aceite seu potencial e suas falhas, para que assim, você possa escolher fazer algo para melhorar, onde te incomoda e ser excelente, onde você já é bom.

Você quer mudar?

Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tg 1:14,15

Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Amós 3:3

Conhecendo a Verdade

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

Autoestima você tem ?

Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ame o seu próximo como a si mesmo

Mais uma Semeadora!

Queridos é com muita alegria que apresento minha amiga Jaqueline Bobok que a partir de hoje assume a coluna Semeando no Divã quinzenalmente. Querida seja bem vinda a família Plantadores !

Ser humano - Esta maravilhosa invenção

“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2,7).

Alma - A última fronteira

Um sábio chinês chamado Lao-Tsé disse: “Uma longa viagem começa com um único passo”; palavras carregadas de inteligentes para um mundo que não anda, mas corre...

Nova coluna Semeando no Divã

Olá querido(a) Com satisfação, te apresento nosso mais novo colunista. Benigno vai assinar a coluna Semeando no Divã, com artigos voltados para a saúde da alma.