Home / Semeando no Divã

Semeando no Divã

Você quer mudar?

Enviado por Jaqueline em 23 de agosto de 2015

Eu em meu consultório, muitas vezes escuto: “Jaqueline me ajuda a mudar, eu não sei por que ajo dessa forma, me ajuda?!” Eu sempre respondo que a mudança, depende mais do paciente, pois eu estou ali para ajudá-lo numa caminhada de se enxergar, ampliar a visão, para os pensamentos e atitudes, dissonantes, que eu posso ver, mas na verdade, a mudança só ocorrerá se o paciente quiser se enxergar, eu usarei as técnicas e argumentos para levá-lo a esse caminho, mas quem precisa se enxergar, é ele.

Hoje quero falar sobre responsabilidade. O homem é responsável pelos seus próprios caminhos. A natureza humana gosta de passar a responsabilidade de seus atos a terceiros, como se em algum momento, não foi ele quem teve vontade de fazer aquilo, mas foi levado ou tomado por alguém a cometer o ato. Aliás, desde o princípio é assim! Quando Deus perguntou ao homem o que aconteceu, após ele ter comido do fruto da árvore, ele teve a cara de pau de tirar totalmente seu corpo fora e colocar a responsabilidade em Deus e na mulher, como se Deus não soubesse e pudesse enganá-lo. O ser humano é assim e precisamos entender que o bem e o mal, os dois, estão dentro de nós, se aceitarmos isso e enxergarmos nossos atos, poderemos modificar o comportamento que nos leva a ação “errada”.
Precisamos aceitar que temos desejos e impulsos e alguns muito fortes, que nos levam a querer coisas que nos trarão problemas. Eu vejo muitas pessoas que tentam esconder delas mesmas, suas reais intenções. A melhor maneira de se vencer algo é encarando. Encarar, é se olhar no espelho e ver quem realmente você é e qual intenção fez você cometer aquele ato. Enquanto você responsabilizar a terceiros, você não dominará suas atitudes. Precisamos ver onde somos responsáveis por aquilo acontecer, só aí poderemos fazer algo, só podemos agir em nós mesmos. Muitas vezes eu ouço: “o diabo, me fez cair!”. O diabo, segundo a Bíblia, não é quem concebe o pecado, ele é concebido no coração do homem, segundo o que o atrai. Então, reconheça a sua responsabilidade, seu desejo e impulso, que o levou aquele ato, você só peca naquilo que te atrai, é você que tem o controle disso, não o diabo. Com o que você se sente atraído: sexo, poder, dinheiro... Seja o que for, esse desejo está dentro de você, para vencê-lo você precisa encarar que os têm, para atuar na sua vontade em concebê-los. Não estou dizendo que sexo, dinheiro, poder são errados em sua essência. Tudo isso faz parte da nossa vida, precisamos de dinheiro para viver, porém existe a forma lícita de consegui-lo, trabalhando. Da mesma forma sexo, em si só, não é errado, foi criado por Deus e aqui para a terra, no céu não existe. O desejo sexual tem sua forma lícita de ser vivido. O poder dentro da nossa sociedade é necessário, precisamos de governantes para guiar o povo por um caminho de bem comum, mas infelizmente essas três instâncias estão muito corrompidas.

Para que sejamos pessoas saudáveis, precisamos nos constituir dentro de valores (esses nos são passados pela família, sociedade, cultura), do que acreditamos (aqui pode entrar a religião e os valores aceitos) que se manifestaram em nosso comportamento. Seremos saudáveis se conseguirmos agir de acordo com o que cremos e os valores que escolhemos seguir, o problema acontece quando somos incoerentes em nossas atitudes com aquilo que cremos, falando algo e se comportando de outra maneira. Isso traz descrédito, culpa, constrangimento. Em um texto anterior escrevi sobre a verdade, esse dois textos estão ligados, um complementa o outro.

Vamos assumir nossos valores, nossas crenças e agirmos de forma coerente?
Tudo que você precisa, está a sua disposição, o certo e errado, estão dentro de você, da mesma forma a força e a vontade para mudar, se estiver difícil, peça ajuda, mas não responsabilize ninguém, você pode mudar, basta desejar isso de todo coração!


Jaqueline Bobok

www.jbobok.com.br



Outros Artigos

O Homem e suas Justificativas

Aprenda a se conhecer, valorize quem você é, aceite seu potencial e suas falhas, para que assim, você possa escolher fazer algo para melhorar, onde te incomoda e ser excelente, onde você já é bom.

Você quer mudar?

Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tg 1:14,15

Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Amós 3:3

Conhecendo a Verdade

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

Autoestima você tem ?

Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ame o seu próximo como a si mesmo

Mais uma Semeadora!

Queridos é com muita alegria que apresento minha amiga Jaqueline Bobok que a partir de hoje assume a coluna Semeando no Divã quinzenalmente. Querida seja bem vinda a família Plantadores !

Ser humano - Esta maravilhosa invenção

“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2,7).

Alma - A última fronteira

Um sábio chinês chamado Lao-Tsé disse: “Uma longa viagem começa com um único passo”; palavras carregadas de inteligentes para um mundo que não anda, mas corre...

Nova coluna Semeando no Divã

Olá querido(a) Com satisfação, te apresento nosso mais novo colunista. Benigno vai assinar a coluna Semeando no Divã, com artigos voltados para a saúde da alma.

 



videos

Entrevista

Como tudo começou


Ministério Nova Adoração

Igreja Batista Peniel


outros videos